Nesta manhã de sexta-feira, 13 de dezembro de 2019, ocorreu uma solenidade no plenário da Câmara Única do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, após discursos proferidos pelo Corregedor da Justiça do Amapá, desembargador Eduardo Contreras, e pelas juízas Liége Gomes, corregedora das serventias extrajudiciais de Macapá, e Lívia Simone Cardoso, auxiliar da Corregedoria do TJAP.


Em seu discurso, o corregedor ressaltou o empenho do judiciário amapaense na implantação do projeto em cartórios antes desprovidos de serviços regulares de internet e energia elétrica. Ressaltou que as dificuldades encontradas no decorrer do trabalho não o demoveram de alcançar o objetivo pretendido. E foi essa determinação, prosseguiu, que contrariou quem duvidava do êxito da implantação do Selo Digital nos cartórios do interior do Estado. E arrematou: a outorga dos Certificados de Implantação do Selo Digital confirmou "que o TJAP conseguiu mais esta conquista”.


Para o presidente da Associação dos Notários e Registradores do Amapá (Anoreg/AP), Walber Almeida Apolinário, a certificação de implantação do Selo Digital no Estado foi "um pulo tecnológico incrível", elevando a atividade cartorária a um patamar de profissionalização e qualidade indispensáveis para melhor atendimento da população. "Atualmente, com a digitalização em espiral crescente, uma tendência no Brasil e no mundo, nós esperamos ter um controle mais eficaz de todos os atos praticados nos cartórios", assinalou.


O que é o Selo Digital – Com o objetivo de tornar mais efetiva a fiscalização das atividades dos ofícios extrajudiciais, o Selo Digital é uma sequência de 23 caracteres alfanuméricos gerados pelo Sistema de Gerenciamento dos Cartórios Extrajudiciais do TJAP. Esse código será associado a todos os atos internos e externos praticados nos cartórios extrajudiciais, permitindo a qualquer interessado acessar o site do TJAP e verificar sua autenticidade, confirmar dados como partes, datas, nome do cartório emissor, entre outros. As atualizações na base de dados do TJAP se dará em, no máximo, 24 horas. Cada selo será exclusivo e representará apenas um ato.

Assessoria de Comunicação

WhatsApp Image 2019-12-13 at 17.46.53.jp
interiorcartoselo_9.jpg
interiorcartoselo_1.jpg
interiorcartoselo_13.jpg